DIA DA INFANTARIA

Sempre altaneira: Aos 82 anos, Infantaria da Aeronáutica destaca-se em GLO

`Salvaguarda da aviação` completa 82 anos no dia 11 de dezembro
Publicada em: 11/12/2023 08:00
Imprimir
Fonte: Tenentes Marize Torres e Myrea Calazans
Edição: Agência Força Aérea

Vigilante, em defesa do Brasil, a Infantaria da Aeronáutica completa seus 82 anos no dia 11 de dezembro com mais um motivo de orgulho enquanto “salvaguarda da aviação”. Com o Decreto nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, que envolve atuação das forças de segurança para combate ao crime organizado por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a Infantaria da Aeronáutica cumpre seu papel articulando com as instituições envolvidas no fortalecimento do combate ao tráfico de drogas, de armas e outras condutas ilícitas, por meio de ações preventivas e repressivas nos aeroportos internacionais de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro.

A Operação Ponte Aérea, instituída pela Força Aérea Brasileira (FAB), soma esforços à atuação que já é feita na rotina dos aeroportos por outros agentes. As ações preventivas e repressivas colaboram com a Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Polícias Militar e Civil de ambos  os estados, atuando na área operacional dos aeroportos internacionais do Galeão e de Guarulhos, nas áreas de movimentação de bagagens, fiscalização de cargas suspeitas ou passageiros e funcionários que estejam na rotina dos aeroportos, com ajuda de cães farejadores, patrulhamento dos perímetros dos aeroportos com uso de viaturas e militares armados atuando em pontos sensíveis, e com realização de rondas nos saguões.

“Muita garra e ímpeto sem par”

Nos primeiros 30 dias da Operação, 3.049 pessoas e 1.118 veículos foram revistados, conforme as premissas de preservação da integridade física, psíquica e moral do revistado. As ações de patrulhamento somam 760 horas, enquanto as atividades de faro totalizam 167 horas, alcançando um volume de cerca de 30.155 metros cúbicos, o que equivale a aproximadamente 502 caminhões baú de grande porte. Ao todo, já foram aproximadamente 305 horas de operações em conjunto, ou seja, envolvendo outras forças de segurança e agências. 

 “Teus soldados, tu bem sabes escolher”

O Chefe do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER) Brigadeiro de Infantaria José Roberto de Queiroz Oliveira, atualmente exerce a função de Subcomandante da Operação Ponte Aérea. O Oficial-General fala com estima em participar da missão.

“É uma honra ter sido designado pelo Comandante da Aeronáutica e pelo Comando de Operações Aeroespaciais para participar da Operação Ponte Aérea. Esta Operação de GLO, para a FAB, pode ser considerada como a primeira Operação de Cooperação, com outros organismos Federais, como Polícia Federal, Receita Federal e demais Agências intervenientes na área aeroportuária, que, com atribuição específica, estão atuando em colaboração e de forma sinérgica, com objetivos comuns de aprimorar a sensação de segurança para a população brasileira nos aeroportos estabelecidos na determinação do Governo Federal. É certo que as Instituições que já atuam nesses aeroportos têm suas atribuições já definidas e que muito bem as vêm cumprindo em suas tarefas de rotina. Entretanto, a presença da FAB, por meio das Operações Aéreas e, principalmente, das Operações Terrestres representadas pela Infantaria da Aeronáutica, vem contribuir com essas Agências, a fim de permitir que as Instituições Federais apresentem-se como os órgãos mantenedores do bem estar da sociedade, impedindo e minimizando a continuidade de crimes nessas áreas, bem como trabalhar em cooperação com o Ministério da Justiça, Ministério da Fazenda e com os administradores aeroportuários RioGaleão (RJ) e Gru Airport (São Paulo)  para que a nossa sociedade brasileira possa usufruir do modal de transporte aéreo, tendo a certeza de que esses locais estão ainda mais seguros e eficientes”, expressou.

“Olhar de frente o inimigo a derrotar, com vigor repelir seu avançar”

O Batalhão GLO RJ e a Companhia GLO SP estão realizando ações de Força Aérea de Polícia da Aeronáutica, que consistem em empregar Meios de Força Aérea para manter a lei e a ordem em áreas de interesse do Governo Federal. A utilização de cães especializados a fim de detectar drogas, armamentos e outros ilícitos que possam chegar por vias aéreas das respectivas cidades é uma ação coordenada junto à Receita Federal, que corrobora com uma das premissas básicas do planejamento da Operação de GLO, qual seja a sinergia entre as Agências com vistas ao aumento da efetividade das atividades de fiscalização e apreensão de ilícitos.

O Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Terrestres do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada, atua como Subcomandante da GLO em São Paulo. Para o Oficial-General, que comandou o Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Manaus (BINFAE-MN) na Copa do Mundo de 2014, é sempre um orgulho poder comandar e coordenar uma missão como esta. “O serviço à Pátria e às instituições é um dever que faço com toda satisfação. Como eternos aprendizes, sempre estamos abertos a novos desafios e propostas de melhoria nas atividades que devemos executar. É sempre muito bom demonstrar o nosso profissionalismo nas atividades que executamos”, expressou o Oficial-General, que também comandou o Batalhão GLO dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Para ele, a Operação Ponte Aérea no contexto das Operações de Garantia da Lei e da Ordem é um marco para uma nova proposta de preparo e emprego para as Unidades de Infantaria do Comando de Preparo.

“Nas Operações GLO da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, as atividades se concentravam na proteção de autoridades e de delegações. Nas Operações GLO realizadas junto à Segurança Pública dos Estados, tinham foco nas ocorrências diuturnas da sociedade. Dessa forma, tivemos que nos preparar para suportar todas as atividades por elas realizadas. Nesta GLO, em colaboração com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal, com a finalidade de combate ao tráfico de armas, drogas e outras condutas ilícitas, somente nos Aeroportos de São Paulo e do Galeão, descortinam-se novas condições de realização de atividades de Polícia de Aeronáutica já empregadas”, destacou.

“E no combate sempre pronta a engajar”

Militares do Batalhão GLO RJ e da Companhia GLO SP recebem orientações constantes quanto às Regras de engajamento, conduta em mídias sociais, entre outras instruções. Em cooperação interagências, os militares também estão sendo instruídos quanto às normas de segurança no acesso às áreas restritas, em conformidade com as diretrizes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“É o Brasil o teu berço, o teu chão”

A previsão de duração da Operação Ponte Aérea é até o dia 06 de maio de 2024, conforme o Decreto 11.765, de 1º de novembro de 2023. A missão atualmente conta com aproximadamente 400 militares e essa quantidade pode ser ampliada, caso se julgue necessário.

“Infantaria a zelar”

A Infantaria da Aeronáutica possui três áreas de atuação básicas: Segurança e Defesa (SEGDEF), Defesa Antiaérea (DAAE) e Operações Especiais (OpEsp). Cada uma delas agrupa um conjunto de Ações de Força Aérea específicas. A área de SEGDEF inclui Segurança das Instalações, Polícia da Aeronáutica e Autodefesa de Superfície. A DAAE corresponde a Ação de Autodefesa Antiaérea. As OpEsp abrangem as Ações Diretas, o Reconhecimento Especial, o Contraterrorismo e o Guiamento Aéreo Avançado.

A Infantaria atua, ainda, na área de Busca e Salvamento (SAR), integrando as Equipes de Resgate daquela Aviação, participando das Ações de Busca e Salvamento e de Busca e Salvamento em Combate.

A Infantaria da Aeronáutica está presente em todas as regiões do território nacional. Ao todo, possui 28 Unidades de Segurança e Defesa, sendo dez Grupos, treze Esquadrões, quatro Esquadrilhas e um Elemento de Segurança e Defesa. Somam-se a esses o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, Unidade de Operações Especiais (UOpEsp) do COMAER, e as Unidades de Defesa Antiaérea (UDAAe), abrangendo a Primeira Brigada de Defesa Antiaérea (1ª BDAAE) e seus três Grupos de Defesa Antiaérea (1º, 2º e 3º GDAAE).

Os militares de Infantaria exercem diversos tipos de atividades, desde a Garantia da Lei e da Ordem até a Defesa Antiaérea, como: Garantia da Lei e da Ordem, Missão de paz, Defesa Antiaérea, Busca e Salvamento, Batedores, Medidas de Controle de Solo, entre outras.

Fotos: Sargento Neris / CECOMSAER e Soldado Takashi / BASP

imagens/original/46619/CAO_FAREJADOR.JPG
imagens/original/46619/GLO_1.jpeg
imagens/original/46619/GLO_2.jpeg
imagens/original/46619/GLO_3.jpeg
imagens/original/46619/GLO_4.jpeg
imagens/original/46619/INSTRUCAO.jpg
imagens/original/46619/INSTRUCAO_COM_BRIG_MAGARAO.png
imagens/original/46619/NO_AEROPORTO.jpg